sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Linhares da Beira - Capital portuguesa do Parapente

A pequena cidade com pouco mais de 300 habitantes localizada na encosta da Serra da Estrela onde é possível contemplar belas paisagens montanhosas característica da Beira é uma ótima opção para os amantes de parapente e turista que desejam "sentir" a idade média.
O local que provavelmente foi fundada por povos Túrdulos possui registros escritos referentes à dominação da região por visigodos, romanos e muçulmanos. Após a reconquista da região por D. Afonso Henriques o local se desenvolveu graças a estrada que ligava a cidade da Guarda à Coimbra. O local também abrigava uma imponente fortaleza que pertencia ao sistema defensivo da Beira constituída pelos castelos de Celorico da Beira, Trancoso e Guarda.
Atualmente a cidade de Linhares participa do programa de Aldeias Históricas, criado pelo governo português em 1991 com intuito de resgatar e promover a história de núcleos urbanos fundados antes da fundação da Nação Portuguesa. 
Ruas medievais de linhares
Ruas medievais sob a proteção do castelo.
A cidade de Linhares um teve papel importante um papel de destaque em dois momentos da história portuguesa. No primeiro momento em 1198 o exercito de Leão invadiu a Beira e vinha conquistando todos os castelos em seu caminho. Quando o exercito de Leão sitiou a cidade de Celorico da Beira, o alcaide de Linhares da Beira aproveitou uma noite de Lua nova e marchou em socorro ao seu irmão o Alcaide de Celorico. Uma grande batalha foi travada em Celorico com vitória lusitana que obrigou o exercito leonês a recuar. O segundo momento ocorrido em 1385, Linhares da Beira assim como Trancoso enviaram seus homens para a famosa batalha de Aljubarrota que selou definitivamente a derrota dos castelhanos e acabou com as disputas na região da Beira. Quem conhecer mais sobre a batalha de Aljubarrota e o magnífico mosteiro que foi erguido no local da batalha clique aqui.
Linhares da Beira
Fonte de agua e lavadeira batendo suas roupas na pedra.

Como chegar:

Infelizmente não achei muitas opções para acessar a cidade, as únicas opções disponíveis o acesso é feito de carro (particular ou táxi)

Carro - O mais simples é ir até Celorico da Beira (aproveite conheça Celorico clicando no link) por onde passa a autoestrada A25 e seguir por aproximadamente 15 km pela antiga estrada N17 (a estrada esta em ótimo estado) sentido Coimbra. O castelo da cidade é visível de longe, não tem erro.

Taxi - O mais simples é pegar o taxi em Celorico, uma corrida até Linhares ira custa aproximadamente R$ 50,00, (valor dado pelo site rome2rio,verificar valor) não esqueça de pensar na volta!!!!!
Castelo medieval portugues
Castelo do Linhares visto da Estrada.

O que visitar:

Castelo Medieval- Durante o período de dominação romana, Linhares ganhou grande importância graças a sua proximidade com a antiga estrada romana que ligava a cidade da Guarda a Coimbra (atual N17). Devido ao fato de estar localizada sobre um maciço de granito a 800 mts e com vista dominante sobre o vale do Mondego, os Mouros construíram uma fortaleza que posteriormente foi destruída durante as invasões de Leão à Beira Alta. Com a reconquista definitiva da região por Dom Afonso Henriques e as constantes disputas entre Portugal, Castella e Leão pelo Domínio da região, Sancho I (sucessor de D. Afonso Henriques) construí uma fortaleza no local que posteriormente foi aperfeiçoada durante o reinado de D. Dinís. Em consequência de diversos trabalhos em diferentes épocas da história o atual castelo que já não possui mais os muros que envolviam a cidade e os muros que sobraram não possuem mais os merlões defensivos (ainda visíveis nas duas imponentes torres) mescla arquiteturas românica e gótica.
Entrada do Castelo de Linhares
Vale do Mondego - Linhares da Beira
Vista dominante do Castelo de Linhares sobre o Vale do Mondego.
O castelo que possui duas torres retangulares (o formato retangular foi muito usado até o inicio do século XIV) e aproveitou bem o relevo da região era divido em três recintos....
O primeiro recinto que não existe mais era conhecido como cidadela ou alcácer (palavra de origem árabe derivada de Qsar que significa cidadela) era o local onde a população se refugiava e armazenava boa parte dos alimentos e o gado que seriam consumidos durante os sítios (sitio-nome usado para definir quando tropas inimigas cercavam um castelo). O segundo recinto que possuía um acesso dificultado pelas construções da vila e estreitas portas servia como arsenal e concentrava as tropas do castelo caso a cidadela fosse invadida. No caso de Linhares o local abrigava a torre do relógio e dava acesso ao chamado "ultimo reduto". 
Castelo de Linhares
Acesso ao ultimo reduto do castelo e torre de Menagem.
O ultimo reduto como o próprio diz era o local onde o Alcaide do castelo e as ultimas forças de resistência concentravam-se caso os dois outros redutos fosse invadidos. Neste local fica a torre de menagem onde morava o alcaide do castelo. Nesta torre de três pavimentos é possível identificar alguns elementos clássicos da arquitetura militar medieval como a porta da torre acessada somente como  uma escada de 3 ou 4 metros (dificultando o acesso a torre), os chamados mata-cães no alto da torre (buracos usados para jogar pedra e óleo quente nos invasores do castelo) e os merlões que protegiam os defensores das flechas inimigas. Quem quiser conhecer outros castelos e saber mais sobre estruturas medievais, não deixe de conhecer nossa postagem sobre Celorico da Beira, Fougères e o Castelo de São Jorge.
Linhares da Beira
Entrada da torre de menagem - Unica porta de difícil acesso protegida por mata-cães
Ultimo reduto visto to alto da torre do relógio.
Quem visitar o castelo pode acessar as duras torres do castelo, na torre do relógio na qual é possível subir até o terraço e ver um antigo relógio instalado no século XVII. Quando visitei o castelo em 2006 a entrada era gratuita e não consegui achar nenhuma informação se atualmente é cobrada alguma taxa para visitar o castelo.
Antigo relógio do século XVII no interior da torre.
Pêndulos usado pelo relógio. 
Voos de parapente - A cidade de Linhares é conhecida como a capital portuguesa do parapente. Praticantes do esporte de Portugal inteiro e de outros países da Europa visitam a cidade para realizar voos. O responsável pelo esporte no local é o Clube Vertical, entrei em contato com o clube para saber os preços de voos duplos, mas ninguém respondeu até a conclusão dessa postagem. Para acessar o site oficial do Clube Vertical clique aqui.
Voo de parapente, outra opção de lazer em Linhares da Beira -crédito da imagem.
Igreja de Nossa Senhora da Assunção- Situada no Largo da Igreja próxima a entrada do Castelo, a igreja matriz de Linhares possui vestígios da arquitetura românica. O interior da igreja reconstruída no século XVII possui um rico altar-mor em talha dourada e um retábulo em talhada barroca. Alem dos belos altares, o local guarda 3 pinturas atribuídas a Vasco Fernandes (Grão Vasco) que representam a Descida da Cruz, a Adoração dos Magos e a Anunciação, que terão pertencido a um político local.
Igreja Matriz de Linhares da Beira
Igreja Matriz de Linhares da Beira - crédito da imagem.
Igreja da Misericórdia - A atual igreja que antigamente era chamada de Igreja de Santa Isidoro passou para a ordem das Misericórdias no século XVI que reformou a igreja românica em 1622. A igreja que é aberta a visitação possui talhada barroca e uma preciosa bandeira de procissão, que esteve presente na Exposição Comemorativa do Nascimento da Rainha Dona Leonor(1958) , fundadora das Misericórdias.
Matriz de Linhares da Beira
Igreja Matriz de Linhares da Beira.
Albergaria/ hospital- Localizada ao lado da Igreja da Misericórdia, o edifício do século XII servia de hospedagem para viajantes e peregrinos que passagem por Linhares. Durante o século XVI obras foram realizadas no local transformando o edifício num hospital. Há uma lenda que diz que a Dama do Pé de Cabra (Esposa de D. Diogo- Senhor da Biscaia e que cuja lenda diz que ela tinha pacto com o demônio) morou no local. Ao olhar a fachada do edifício podemos observar duas gárgulas que são identificadas com o Diabo e a Cabra. No interior da albergaria há duas obras atribuídas à alunos de Grão Vasco.
Linhares da Beira
Albergaria/ hospital - Linhares da Beira.
Rua Direita - Assim como toda cidade portuguesa, Linhares também possui a sua Rua Direita. O que em outrora concentrava o comercio e o poder publico de Linhares hoje abriga alguns edifícios que contam a historia da cidade. Dentre as construções e monumentos históricos da Rua Direita podemos destacar antiga casa da Câmara que também abrigava a cadeia da cidade (atualmente o edifício é usado pelos Correios) e o pelourinho que apresenta temas manuelinos como a esfera Armilar e representava a liberdade municipal.
Pelourinho e antiga casa da câmara - crédito da imagem.
Próximo ao edifício da câmara temos as ruínas do fórum medieval. Neste local ainda é possível ver uma rústica tribuna com as armas da vila, e alguns banco em pedra onde todas as decisões comunitárias eram tomadas.
Antigo fórum da Cidade de Linhares - crédito da imagem.
Casa do Judeu - Durante o século XVI a então cidade de Linhares teve um comercio muito prospero movimentado principalmente por povos de origem judia. Nesse período os judeus que aqui morava construíram um nobre edifício com a fachada em alvenaria de granito que comunicava com as casas dos judeus ao redor que servia como Sinagoga de Linhares. Atualmente a casa que ainda apresenta fachada original e expõe uma bela janela manuelina não é aberta a visitação.
 Antiga Sinagoga de Linhares da Beira
Casa do Judeu - Antiga Sinagoga de Linhares.
Solar Corte Real - Em geral o Solar é uma casa que pertencente a família nobre. O nome também é utilizado de maneira mais ampla para residências antigas de grande luxo e conforto. A cidade de Linhares da Beira apresenta alguns exemplos dessas luxuosas residências onde podemos destacar o hotel da rede Inatel. Construído na segunda metade do século XVIII e conhecido como Solar Corte Real destaca-se em meio a construções medievais por sua arquitetura barroca onde se destacam a sacada ao centro do edifício com gradeamento de ferro e o escudo com as insígnias heráldicas da família Corte Real.
hotel Inatel de Linhares da Beira
Solar Corte Real - Atual hotel da rede Inatel - crédito da imagem.

O que comer:

Queijo da Serra- Alem das tradicionais comidas da culinária portuguesa como Bacalhau, batatas e carne de porco, toda a região da Serra da Estrela é famosa por seus queijos. O queijo mais famoso de Portugal não deve passar despercebido pelos viajantes. Feito de leite de ovelha é possível comprar por 17 Euros/Kg.
Linhares da Beira
Queijo da Serra da estrela - O mais famoso de Portugal
Chocos grelhados- Quem gosta de frutos do mar, deve provar o prato chamado de chocos.  Até hoje não sei o que é exatamente, mas posso dizer que até hoje só encontrei esse preto em Portugal, o sabor lembra Lula e é inesquecível. Dentre as opções de chocos, a que mais me agrada é a grelhada com batatas e azeite, muito azeite que em restaurantes na Beira Alta deve custa no máximo 10 Euros.
Culinária portuguesa
Chocos grelhados com batatas - crédito da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário