sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Sevilha - A cidade mais vibrante da Andaluzia

Imagine uma Belíssima bailarina de flamenco com suas belas curvas, seus passos que mostram aquela personalidade forte características da mulher espanhola e com aquele olhar negro apaixonante. Essa imagem é a primeira coisa que vem na minha cabeça quando lembro da minha passagem por Sevilha. Cidade do conquistador Don Juan, Carmen (Amante do Toureiro Escamillo) e cidade de onde o navegador Cristovan Colombo saiu para descobrir o novo mundo, a bela capital da Comunidade Autônoma da Andaluzia é uma das cidades mais vibrantes e apaixonantes da Espanha.
Catedral de Sevilha, La Giralda e Muros do Alcázar - três dos principais pontos turísticos de Sevilha.
Parque Maria Luisa - Local onde esta localizada a famosa Praça de Espanha
Apesar das lendas que contam que Sevilha foi fundada pelo herói grego Hércules, os fundadores da cidade foram os Tartéssicos(século VIII a.C) com o nome de Ispal ou Hispal. Posteriormente a cidade foi dominada por fenícios e cartagineses. No ano de 206 a.C. o general romano Cipião Africano conquista a cidade cartagineses e funda a importante cidade Lulia Rômula Híspalis que posteriormente seria berço dos imperadores Trajano e Adriano. Assim como sua vizinha Portugal a cidade também foi dominada por povos bárbaros (vândalos e visigodos) e posteriormente por muçulmanos que nomearam a cidade de Ishbiliya que posteriormente derivou para Shbiya até se chamar Sevilha. 
A dominação muçulmana começou por volta de 712 quando Musa de Tanger e seu filho atravessam o estreito de Gibraltar com um poderoso exercito que rapidamente dominou a cidade visigoda. A partir de Sevilha os Mouros avançaram sobre a península Ibérica dominando desde os Pirineus até cidades portuguesas Lisboa e Porto. Essa dominação durou mais de 700 anos deixou uma riquíssima herança cultural visíveis nas artes, língua e arquitetura de cidades como Sevilha e Córdoba (principais cidades do califado).
Praça São Francisco - Proteção contra o sol do verão da Andaluzia
Sevilha - Espanha
Casa de contratación -Atual Arquivo das Índias
Após a reconquista cristã, Sevilha continuou a ser uma cidade prospera. Seu porto as margens do rio Guadalquivir era responsável por quase todo comercio entre a Espanha e países como Inglaterra, Flandres e Gênova. Em 1492 foi do porto de Sevilha que Cristóvão Colombo partiu para descobrir a America. Após a descoberta, o rei da Espanha fundou em Sevilha a casa de contratación (Atual Arquivo das Índias) que controlava e taxava toda a riqueza que entrava na Europa vinda das Américas. Nesta época Sevilha se tornou a maior cidade da Espanha com mais de 100 mil habitantes. O declínio da cidade aconteceu no século XVII quando a casa de contratación foi transferida para Cadiz e uma epidemia que dizimou mais de 45% da população da cidade. Após a dominação francesa e a guerra civil espanhola, Sevilha retomou seu crescimento no século XIX e passou por uma grande transformação quando sediou a Exposição Ibero-americana 1929.
Sevilha - Espanha
Ayuntamiento de Sevilha - Belo edifício construído por Carlos I em 1534.

Como chegar:

Ônibus- É possível chegar de ônibus a Sevilha saindo das principais cidades Europeias através da empresa Eurolines. Já quem esta na Espanha, pode escolher entre a empresa Alsa e a Socibus, onde o trajeto Madri-Sevilha custa aproximadamente 22 Euros.

Trem - A estação de Santa Justa é a principal estação de Sevilha (há também a estação de São Bernardo), o preço do trajeto Madri-Sevilha utilizando trem demora aproximadamente 2h30 e pode custar de 22 Euros a 60 Euros. Para comprar bilhetes on-line clique aqui e acesse o site cia de trens espanhola (Renfe).

Avião - Sevilha possui dois aeroportos, um aeroporto menor onde pousam aviões da Americam airlines, Iberia e outras cias espanholas e o aeroporto internacional de Sevilha onde pousam aviões de cias low cost como Ryan Air, Easy Jet e Vueling.
Sevilha - Espanha
Avenida de la Constitución  no centro de Sevilha - Arquitetura com influencias mouras.

O que visitar:

Catedral de Sevilha - Com certeza a catedral de Sevilha é a principal atração turística da cidade e uma das mais importantes da Espanha. Construída entre 1401 e 1593 a Catedral de Santa Maria da Sede ostenta os títulos de maior catedral da Espanha, maior catedral gótica e terceiro maior templo do mundo. A atual catedral foi construída sobre as ruínas da mesquita muçulmana parcialmente destruída após a reconquista cristã.
Sevilha - Espanha
Catedral de Sevilha - Maior templo gótico do mundo.
Catedral de Sevilha
Replica do Giraldillo - Representando a Fé e o Triunfo da Igreja na entrada da Catedral
O ingresso para visitar a catedral custa 8 Euros (Catedral e a La Giralda). No interior da catedral os visitantes poderão apreciar algumas joias da arquitetura espanhola e objetos de arte sacra dentre os quais podemos destacar os arcos e teto da catedral que foram transformados pelos arquitetos em obras de arte, o gótico e reluzente altar mor com cenas da vida de Cristo esculpidas por Pierre Dancart e a sala do capitulo com sua arquitetura impar.
Sevilha - Espanha
Arcos e teto da catedral de Sevilha.
Sevilha- Espanha
Altar mor com cenas da vida de Cristo esculpidas por Pierre Dancar
Sevilha - Espanha
Bela arquitetura da sala do capitulo- Catedral de Sevilha
Alem dos itens citados acima, da Giralda que falarei na sequencia e das inúmeras obras de arte espalhadas no interior do templo, a Catedral de Sevilha assim como toda Catedral também abriga alguns túmulos onde o que mais me chamou a atenção foi o do Navegador genovês e descobridor da America Cristóvão Colombo. Alem de Colombo o visitante pode ver os túmulos de Pedro I de CastelaAfonso X de Leão e Castela. Quem quiser conhecer mais sobre a história da catedral, ver outras joias expostas no interior da Catedral assim como informações de acesso clique aqui e acesse o site oficial da catedral.
Sevilha - Espanha
Tumulo de Cristóvão Colombo - Destaque na nave principal da catedral.
La Giralda - Um dos três minaretes almóada restantes no mundo (os outros são em Marrakech e Rabat no Marrocos) a Giralda foi construída entre 1184-1196 e era usada pelo almuadem da cidade nas cinco chamadas diárias à oração. A Giralda era tão venerada pelos muçulmanos que durante a reconquista cristã os Mouros pensaram em destruir o minarete. O Rei Afonso X proibiu a destruição da torre sobre a pena de não poupar a população caso isso acontecesse. A catedral de Sevilha que foi construída sobre a antiga mesquita da cidade anexou a Giralda que se transformou no símbolo da cidade de Sevilha.
Sevilha - Espanha
Detalhe e vista da Giralda. Catedral de Sevilha.
Com arquitetura moura formado por treliças e blocos diferentes em cada face da torre, não há escadas no interior da torre. As escadas foram substituídas por uma série de 35 largas rampas construídas assim para possibilitar que o almuadem subisse a torre montado a cavalo. O ticket comprado para visitar a Catedral vale para subir na Giralda e vista da torre é lindíssima.
Sevilha - Espanha
Giralda - Atual torre da catedral de Sevilha e simbolo da cidade.
Alcázar Real- Considerado patrimônio da humanidade o Alcázar Real começou a ser construído em 713 para abrigar os lideres muçulmanos na cidade. Durante o império mouro, o local serviu como fortaleza defensiva e impediu a invasão Viking a Sevilha (que conhecer a capital dos Vikings? Clique aqui e conheça a cidade de Estocolmo). Composto por vários edifícios construídos em diferentes épocas o local abriga edifícios de estilos que passam desde arquitetura mudéjar até o barroco, o Alcázar real é o mais antigo palácio ainda utilizado pela realeza no mundo.
Sevilha - Espanha
Muralhas do Alcázar Real
Assim como nos palácios marroquinos, podemos ver aqui edifícios com estruturas em estuques trabalhados, mármores e aqueles famosos ladrilhos coloridos chamadas de zellige típicos da cultura moura (Quer conhecer mais sobre essa bela arquitetura clique aqui e conheça Marrakech). Dentre os inúmeros palácios e jardins do Alcázar, não podemos deixar de citar o "Patio de las Doncellas" que segundo a lenda era o local onde as 100 virgens que eram oferecidas aos califas ficavam e "Salón de Embajadores" com sua belíssima cúpula que impressiona os visitantes do Alcázar . Boa parte do Alcázar pode ser visitada de maneira gratuita, para visitar os aposentos reais o custo é de 14 Euros e visitas noturnas podem ser feitas por 13 Euros. Quem quiser acessar o site oficial do Alcázar  clique aqui.
Alcazar - Sevilha - Espanha
Patio de las Doncellas um dos principais pontos de visita no Alcázar.
Sevilha - Espanha
Salón de Embajadores- Belo teto usado para impressionar visitantes.
Torre del Oro - Construída por volta de 1220, a torre del Oro foi construida durante o califado almóada e protegia as margens do rio Guadalquivir de invasores. Localizada no chamado passeio de Hércules a torre foi transformada em  Museu Marítimo Naval, a torre del Oro recebeu esse nome em razão de seu revestimento dourado (hoje não existente) e ao fato que durante o período colonial a torre abrigava as riquezas chegadas nas frotas que vinham das Índias Orientais e Ocidentais. O preço para visitar é de 2 Euros e quem quiser conhecer mais sobre o museu pode clicar aqui e acessar o site do museu.
Sevilha - Espanha
Torre del Oro - Margens do Rio Guadalquivir de onde Cristóvão Colombo partir para descobrir a America. 
Sevilha - Espanha
Torre del oro - Atual museu naval de Sevilha.
Praça de Espanha - Construída para a exposição Ibero-Americana de 1929 a Praça de Espanha é um dos locais mais belos de Sevilha. Ocupando uma área de 50.000 metros quadrados, onde 19.000 são de área construída, a Praça de Espanha foi projetada e construída voltada para o rio Guadalquivir(Rio de onde saiam as embarcações de Sevilha) de forma semielíptica que simboliza o abraço de Espanha às suas antigas colônias.
Praça da Espanha - Maiores e mais belas Praça do mundo.
Sevilha - Espanha
Bancos revestidos de cerâmica contando uma parte da historia da Espanha.
A construção da praça e do seu imponente edifício de tijolos à vista, mármore e cerâmica durou quatorze anos e chegou a empregar mais de 1000 homens na empreitada. Projeto do Arquiteto Aníbal González para expor as tecnologias da indústria espanhola, a praça é uma mistura de estilos renascentista, barroco e o belo estilo típico da Andaluzia o mudéjar. Do lado externo do edifício temos bancos apoiados às paredes e ornamentos em cerâmica que mostram quarenta e oito províncias espanholas. Sobre a representação de cada província há  mapas e mosaicos com eventos históricos e os brasões de cada capital de província.
Sevilha - Espanha
Banco revestido de cerâmica falando sobre Granada.
Pavilhão de exposição na praça de Espanha
A praça é rodeada por um canal de 550 metros cortado por quatro pontes que representam os quatro reinos medievais que deram origem a Espanha. Quando esse canal esta cheio (não sei o motivo, mas as vezes no verão o canal é esvaziado) é possível alugar barcos e de divertir um pouco no local.
Sevilha - Espanha
Canais da praça de Espanha - Opção de lazer romântica para um fim de tarde. créditos da imagem
Museu de artes e costumes populares- Construído para a exposição de 1929 o edifício de estilo mudéjar abriga uma coleção é composta de bordados, cerâmicas, roupas, ferramentas de trabalho, jóias, instrumentos musicais, etc. A vista ao museu é gratuita para cidadãos da comunidade europeia e custa 1,50 Euros para estrangeiros. Para conhecer um pouco mais sobre o museu, clique aqui e acesse o site do museu.
Sevilha - Espanha
Museu de artes e costumes populares - Arquitetura muçulmana ainda muito presente em Sevilha. 
Metropol Parasol - Localizada na Plaza de La Encarnación substituindo um convento e um antigo mercado público (ambos demolidos em 1983) o metropol é maior estrutura de madeira do mundo. Conhecido o Las Setas de La Encarnación (Os cogumelos da Encarnación) o metropol foi projetado pelo arquiteto Alemão Jürgen Mayer-Hermann é divido em 4 andares. No subsolo do Metropol temos o Museu Antiquarium que expõe vestígios arqueológicos romanos e árabes. No térreo, há um mercado central onde podemos encontrar produtos tipos da Andaluzia Nos pisos superiores alem de terraços panorâmicos há um restaurante com uma bela vista de Sevilha. Para visitar o Metropol o visitante irá desembolsar 3 Euros.
Metropol Parasol - credito da imagem
Parque Maria Luisa - Espaço verde mais famoso da cidade de Sevilha, o parque Maria Luis é recheado de belas fontes e monumentos o que torna o local um excelente opção de lazer. Aqui fica localizado o museu arqueogeológico de Sevilha que expões objetos desde a pré-historia até o período romano e a Praça de Espanha.
Sevilha - Espanha
Museo Arqueológico de Sevilha - Uma das opções de lazer no parque Maria Luisa.
Sevilha - Espanha
Glorieta de San Diego, - Uma das entradas do Parque Maria Luisa
Real Fabrica de Tabaco de Sevilha- O impressionante edifício neoclássico construído em pedra no XVIII foi sede da primeira fabrica de tabacos construida na Europa. Um dos maiores edifícios da Espanha, a Real fabrica de tabacos contava com mais de 100.000 trabalhadoras, dentre as trabalhadoras destaque para Carmen que foi imortalizada na ópera de Bizet. Atualmente o edifício da fabrica de tabaco abriga a reitoria da Universidade de Sevilha.
Sevilha - Espanha
Real Fabrica de Tabaco de Sevilha - Imortalizada por Bizet.

O que comer:

Rabo de Touro - Como o próprio nome este prato tipico da Andaluzia é feito com rabo de boi ou vaca refogado em azeite e vinho e acompanhada de alho, pimento vermelho, cenoura, açafrão e batatas. Este prato pode ser encontrado por 14 Euros em Sevilha.
Sevilha - Espanha
Rabo de touro - Prato apreciado em Andaluzia.
Revuelto de oricios- Este prato também da região da Andaluzia é feito de ovos mexidos com ovas de ouriços do mar e camarões, não tive a oportunidade de provar o prato mas pode ser encontrado por 25 euros.

Tapas - Tapas são uma especie de brusquetas que são servidas com entradas. No caso da foto abaixo temos pão chorizo, queijos e azeitonas. Alias os melhores azeites estão em terras ao redor do mediterrâneo.
Tapas - Ótima opção de entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário