sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dinard - Balneario da região Oeste francesa

Aproveitando um dos raros dias de sol na Bretanha apesar dos 16°C e aquele vento bretão, fui visitar a cidade de Dinard. Dinard é um balneário muito famoso na França e ate na Inglaterra.

Acesso a cidade:



Trem: Não há trens diretos para Dinard, mas é possível chegar de trem à St-Malo ou Rennes que são cidades próximas e depois pegar um ônibus ate Dinard. 
Ônibus: Saindo de St-Malo temos a linha 16a que tem como destino final St-Briac-sur-Mer onde o preço varia de 2,30 Euros à 5,00 Euros dependendo do ponto que for descer.
Saindo de Rennes é possivel pegar a linha 7 na gare routière (ao lado da estação de trem), mais informações de preços e horários de ônibus clique aqui.
Carro: A70 km de Rennes é possível chegar a Dinard pela rodovia D137.  Saindo de St-Malo são 10 km  e o acesso é feito pela rodovia D114.
Plage Dinard
Chegada a praia de Dinard
Há indícios de civilização na região desde o período Paleolítico 120 mil A.C. A cidade sofreu com invasões Viking's até o ano de 939, quando a região foi dividida em feudos, Dinard ficou sob o domínio do visconde de Poudouvre. A região prosperou muito na época da expansão marítima devido a construção do port d'Alet. Invadida pela Inglaterra e só voltou ao Domínio Frances em 1532, transformando-se em Balneário por volta de 1830 chamado Balneário d'Edouard Gros.
Dinard
Plage d'ecluse  [credito da imagem benoot.com]
A região possui uma costa de 9 km e são 4 as praias principais:
- PLAGE DE L'ECLUSE.
- PLAGE DE SAINT-ENOGAT.
- PLAGE DU PRIEURÉ.
- PLAGE DU PORT-BLANC.
Vista de St-Malo
Caminhadas e trekking:

O trekking (randonnée aqui na França) é uma opção de lazer muito apreciada aqui na região da Bretanha e assim como em todo o Litoral da Bretanha há algumas trilhas em Dinard.  A pratica é tão comum que exite um site para os amantes do esporte procurarem os melhores caminhos, dicas de passeios, etc....
Quem quiser ver as trilhas de Dinard e outras trilhas na bretanha clique aqui
Durante as caminhadas na costa da Bretanha, não é difícil encontrar vestígios da 2º guerra mundial. A região fazia parte do sistema defensivo criado pelos nazistas conhecido como a muralha do atlântico. Não se assute se encontrar Bunker encrostados no meio de pedras nas praias da Bretanha.
Antigo Bunker da muralha do atlântico.
Vista da praia a partir do bunker
:
Gastronomia:
A região da bretanha é conhecida pela variedades de frutos do mar. Alem das entradas de Ostras, um prato bem comum aqui é o prato de marisco com fritas (Moules frites). 
Famoso crepe bretão.[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário